O equipamento necessário para um piloto realizar uma viagem de moto na Patagônia é basicamente o mesmo o qual ele já está acostumado a utilizar em viagens por outros lugares. Porém alguns detalhes são realmente importantes e farão a diferença para aumentar o conforto e principalmente a segurança, levando em conta o terreno a as condições climáticas.
Basicamente, o traje do piloto é composto por: capacete, jaqueta, calça, luvas e botas. Opcionalmente, mas sempre recomendável, é utilizar uma balaclava e óculos de sol. A seguir, veremos a importância dos detalhes.
Capacete
Deve ser o melhor ajustado possível ao piloto. A viseira deverá ter um “pin lock” ou um tratamento antiembaçante, pois com o frio da região é comum ela ficar totalmente embaçada e dificultar a visão. Minha preferência é por um capacete modelo escamoteável, pois permite abrir a parte frontal sem a necessidade de retirá-lo da cabeça; algo conveniente para conversar ou fotografar durante paradas no trajeto.
Balaclava (ou protetor de pescoço)
Muito útil para conter o frio que entra pelo capacete ou jaqueta.
Luvas
Essencial para manter o conforto térmico nas mãos. Deve ser preferencialmente a impermeável, pois se estiver molhada poderá congelar as mãos dificultando enormemente o uso dos controles na motocicleta. Ideal que seja um número maior que o usual para permitir a colocação de uma luva interna para manter as mãos aquecidas e formar uma camada isolante da luva externa ao corpo.
Jaqueta
Um dos principais itens, pois, além de proteger do frio, deve ter módulos internos nos ombros, cotovelos e cervical para proteção em caso de quedas. O ideal é que seja impermeável ou que tenha como acessório uma camada interna de proteção contra chuva e umidade.
Calças
Idem à jaqueta. Geralmente é comprada como se fosse um “traje”, formando um conjunto com a jaqueta. Também deve ser impermeável e ter proteções.
Botas
Equipamento de proteção fundamental. Recomenda-se usar um ou dois números a maior do que o de um calçado tradicional para permitir a colocação de dois pares de meias nos pés. Isto, além de ajustar pé ao tamanho maior do calçado forma uma camada isolante entre a pele e a bota, mantendo o frio longe do corpo.
E é exatamente isso que deve-se procurar na configuração de um conjunto de roupas para pilotar na Patagônia: manter o frio afastado do corpo. A melhor maneira de conseguir isso é vestir-se em camadas para proporcionar um isolamento térmico perfeito.
Na parte superior do corpo, o recomendado é vestir: a) uma segunda pele b) um blusão de lã c) uma jaqueta ou colete estofado em espuma d) a jaqueta com proteção contra chuva. Na parte inferior algo semelhante: uma segunda pele, calça contra chuva e calça de pilotar. Tudo devidamente colocado sobre o cano da bota para evitar a entrada de água em caso de chuva.
Para o caso de chuva também existem os macacões impermeáveis. Não são muito práticos para colocar sobre o traje de pilotar. Mas garantem que o piloto vai chegar seco (ou quase) ao final de um dia de pilotagem na chuva.
E não esqueça dos óculos de sol! Não apenas pela questão do conforto; mas sim pela proteção contra os raios UV-A e UV-B, muito mais agressivos aos olhos na altitude dos Andes na Patagônia, sem falar no reflexo da luz solar onde há neve.