A região da Campanha Gaúcha no sul do Brasil é conhecida por suas grandes extensões de campos em suas terras. Quilômetros e mais quilômetros de vegetação gramínea e sem montanhas; em sua maioria apenas coxilhas (pequenas elevações recobertas de grama).
Isto favoreceu em muito a criação de gado. Grandes rebanhos sempre estiveram presentes na região. E como não poderia deixar de ser em regiões onde há a criação extensiva de rebanhos bovinos, há uma forte tendência a culinária regional ser baseada em pratos a partir de carne de gado.
E como a prática nos mostra, a melhor harmonização entre a bebida e a comida baseada em pratos com carne, é feita com vinhos tintos. Variedades de uvas tintas com alto grau de tanicidade produzem vinhos potentes, encorpados; ideais para acompanhar pratos à base de carnes, magras ou com gordura.
Assim, quando você estiver na Região da Campanha Gaúcha, frente a frente com um churrasco feito em fogo de chão ou degustando carnes assadas numa parrilla; ou ainda saboreando um filé mingon bem temperado e com uma camada de queijo derretido por cima, não se esqueça: tenha em mãos uma boa taça de vinho tinto com o Selo IP Campanha Gaúcha para acompanhar a refeição.
Você irá perceber o porquê do vinho ser o acompanhamento ideal ressaltando o sabor e a experiência gustativa do alimento.
Saúde, tchê!