Turismo de Experiência: o que é e por que está ganhando o coração dos viajantes

Todos aqueles que já viajaram sabem que alguns passeios são melhores do que outros. No entanto, quando perguntamos a essas pessoas o que diferenciou um do outro, às vezes, a resposta é difícil de ser explicada.

A melhor viagem geralmente não ocorreu por causa de um hotel mais confortável ou da estrada que estava com a melhor pavimentação. Ou ainda devido à temperatura mais agradável.

A viagem inesquecível quase sempre passa por uma experiência única, quer seja na permanência do turista no atrativo ou pela convivência com as pessoas, em seu habitat. Essa interação com as pessoas e os locais é exatamente o que denominamos de Turismo de Experiências.

Segundo o SEBRAE (ver pdf) , “o turismo de experiências atinge o consumidor de forma mais emocional, através do engajamento em comunidades locais, gerando aprendizados significativos e memoráveis”.

Por exemplo: quase todos, na vida, já comeram um churrasco, certo? Mas quantos já tiveram a oportunidade de saborear um bom churrasco feito no fogo de chão na Campanha Gaúcha, do mesmo modo que é produzido pelos gaúchos da fronteira há centenas de anos? A carne até pode ser a mesma. Mas a experiência de preparar as carnes, passando pelo processo de assá-las no fogo de chão, enquanto se bebe um mate amargo e ouve-se histórias das lidas do campo e das “peleias” dos antepassados nas guerras de fronteiras, é algo incomparável e inesquecível!

Por isso, a cada dia, mais e mais pessoas abraçam o Turismo de Experiências como uma forma de aproveitar integralmente os diversos aspectos de uma viagem, quer seja na gastronomia, na cultura ou na simples convivência com as pessoas da região.

Isto é o que realmente importa e fica para sempre nas mentes e nos corações dos viajantes!

palavras-chave

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

plugins premium WordPress