A variedade Malbec tem sua origem nos arredores de Cahors, cidade no sudoeste da França. A uva produz um vinho com dominância de aromas de frutas vermelhas e possui taninos bastante equilibrados.
O vinho era elaborado quase sempre sem a necessidade de amadurecimento em barris de carvalho. O clima quente no local faz com que aromas e sabores de mirtilo e frutas cristalizadas predominem no produto final.
Porém a variedade nunca teve muito destaque na região, até o momento em que foi levada para a Argentina; mais precisamente na região de Mendoza, onde a variedade foi revivida e literalmente tomou conta do mundo.
Hoje, ¾ da produção mundial de malbec provém dessa região.
Na Argentina a altitude do parreiral é um excelente indicador da qualidade e do sabor do produto. Nas regiões mais altas o vinho terá uma acidez mais elevada e taninos mais pronunciados. Essa intensidade nos taninos requer um aprimoramento do vinho em barricas de carvalho. Esse processo faz com que sejam ressaltados os aromas de frutas negras, tabaco e também chocolate, conferindo um sabor diferenciado ao vinho.
E com a mudança de altitude, o produto final tem os aromas de frutas negras tal como a ameixa em destaque após a maturação.